Dez meses após anunciar o fechamento da linha de montagem do Vectra GT, a Chevrolet retoma presença no mercado de hatches médios com o lançamento do Cruze Sport6. A novidade no modelo é o motor Ecotec6 1.8 Flex. Mesmo assim, a Chevrolet não tem a pretensão de bater o líder do segmento, o Hyundai i30, que vendeu mais de 5,1 mil unidades, apenas nos três primeiros meses de 2012. A montadora espera comercializar entre 1.100 e 1.300 unidades do novo Cruze Sport6 2012 ao mês, sendo 70% da versão com câmbio automático.
Construído sob a plataforma mais moderna da GM do Brasil, o modelo ganhou denominação específica para ser vendido no mercado nacional e, por enquanto, não há planos de exportação do modelo. A aparência, o desempenho e a oferta de equipamentos contam a favor do lançamento, porém a estratégia de vendê-lo com valores correspondentes aos da versão sedã pode ser um forte candidato a deixar o saldo negativo.
Versões do novo Cruze Sport6 2012
O Chevrolet Cruze Sport6 possui duas versões: LT, com câmbio manual de seis velocidades e o LTZ, automático. Os dois saem de fábrica com ar-condicionado automático, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, Bluetooth, CD player com MP3 e entrada USB, roda de liga leve de 17 polegadas e trio elétrico, com destaque para os equipamentos de segurança, ofertados mesmo na versão LT: airbag duplo e lateral, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de estabilidade e de tração.
Se compararmos o design dianteiro da versão hatch e sedã do Cruze, podemos notar uma diferença na parte de baixo, onde ficam os faróis de neblina emoldurados por um círculo cromado e uma grade inferior com formato de colmeia. Sob as janelas, um vinco acompanha toda a lateral do carro (o detalhe dá um ar de dinamismo ao carro). No porta-malas, há espaço para 402 litros de bagagem.
A monocromia preta da cabine do novo Cruze Sport6 2012 é quebrada por algumas peças na cor prata fosca, com o objetivo de dar um ar de esportividade. Segundo os críticos, esse objetivo teria sido atingido se não fosse pelo fato de o detalhe ser de plástico. O acabamento da versão mais cara não se destaca nem pela escolha dos materiais nem pela sofisticação. De um modo geral, no entanto, é funcional, graças aos comandos localizados ao alcance das mãos do motorista e do passageiro.
Motor do Chevrolet Cruze Sport6
O conjunto da versão LTZ, formado pelo câmbio automático de seis velocidades e pelo motor de 1,8 litro 16V (144cv de potência com álcool), mostrou sintonia para sair e ganhar velocidade. A suspensão tem um acerto mais rígido, mas não compromete o conforto dos passageiros quando passa por irregularidades da via. A posição para dirigir agrada (mesmo quando regulado, o volante fica baixo), assim como a leveza da direção elétrica progressiva, que a torna leve nas manobras e mais firme conforme o carro ganha velocidade.
Preço do Chevrolet Cruze Sport6 2012
Posicionado em uma faixa de preço superior a dos concorrentes justamente para não brigar com a versão top do Chevrolet Sonic (hatch premium que será lançado em Junho), o novo Cruze Sport6 2012 vai buscar metade do seu volume de vendas em proprietários de modelos daChevrolet.
“Os 50% restantes virão de outros fabricantes, que não possuem fidelidade com nenhuma marca”Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet
O modelo, disponível em duas versões de acabamento (LT e LTZ), com câmbio manual e automático em ambas configurações, já está à venda nas concessionárias com preços que partem de R$ 64.900 e chegam a R$ 79.400.
Veja também o vídeo do Novo Cruze Sport6 2012, publicado pela própria Chevrolet no começo do ano.
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